Valuation
- Lênio P Cruvinel

- 17 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
o que é, importância
Você teve uma ideia inovadora e, com muito esforço, criou uma startup. Agora, é hora de ir atrás dos investimentos para alavancar esse negócio. Mas como fazer isso sem saber o quanto a sua empresa vale? E se você está do outro lado da mesa, procurando investir, como ter certeza de que está fazendo um bom negócio? A resposta para essa pergunta está no valuation, processo de avaliação que permite saber o valor de uma empresa. Neste texto, entenda o que é valuation, saiba qual sua importância e conheça os principais métodos para fazer esse cálculo.
O que é valuation?
Valuation (ou, em português, avaliação de empresas) é uma metodologia que permite conhecer o valor de uma empresa. Desse modo, o empreendedor pode buscar investimentos e até saber qual seria um preço justo caso coloque seu negócio à venda. O investidor, por sua vez, pode projetar o valor das ações da empresa para o futuro, estimando o retorno que pode ter caso invista.
No caso das startups, é importante também entender os conceitos de pre-money valuation e post-money valuation. O primeiro é a avaliação da startup feita antes de ela receber aportes financeiros. O post-money, por sua vez, é o valuation feito depois de um aporte. Ele considera o pre-money acrescido do aporte.
Há diversas formas de calcular o valuation. O fluxo de caixa descontado (FDC) é uma das mais conhecidas. Mas há outras técnicas, como análise comparativa de múltiplos e avaliação do histórico de múltiplos.
No entanto, ao falar de valuation, é preciso fazer algumas ressalvas. Primeiro, o valor atribuído ao negócio é feito com base em estimativas. Por isso, na realidade, os resultados podem ser diferentes do que os cálculos previam. Os resultados podem ainda variar conforme o método e os números usados. E há, ainda, fatores subjetivos envolvidos. Portanto, tenha em mente que o valuation não é uma ciência exata.
Qual a importância do valuation?
Para os empreendedores, o valuation permite negociar de forma justa e também ter um argumento para buscar investimentos. Isso vale especialmente para startups, em que a captação de investimentos faz parte do modelo de negócio.
Nesse caso, o valuation é fundamental, pois é um indicador do quão atrativa para o mercado a startup é. Mas não é só isso: internamente, conhecer o valor do negócio serve para projetar cenários, o que auxilia na gestão.
Para os investidores, por sua vez, o valuation possibilita encontrar boas oportunidades de negócio oferecidas pelo mercado de capitais — empresas com boa gestão, rentáveis e eficientes. Também ajuda a evitar armadilhas, como negócios arriscados e com preços altos demais por conta de especulação.


.png)









Comentários